22 abril 2013

A Culpa é das Estrelas (John Green)


Esse é simplesmente o melhor livro da face da Terra.
A Culpa é das Estrelas conta a história de dois sobreviventes do câncer, Hazel Grace e Augustus Waters. Hazel tem dezesseis anos e tem um câncer de tireóide com metástase nos pulmões, enquanto Augustus, com seus dezessete anos, teve um osteossarcoma e precisou amputar a perna. Os dois se conhecem um dia durante uma reunião do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer e assim começa uma amizade/amor que dura até o fim do livro.


O livro tem 283 páginas, mas parece ter apenas 10. Juro, eu li muito rápido, a leitura fluiu muito bem. Apesar de falar sobre o câncer, esse não é o assunto principal, e sim o amor entre Hazel e Augustus, então o livro é leve (pelo menos é o que eu achei).
Uma coisa que eu adorei nesse livro: os personagens. Desde Hazel e Augustus até a médica de Hazel, todos são muito bem descritos, com muita personalidade e parecem reais. Me peguei várias vezes pensando "o que será que Hazel e Augustus estão fazendo agora?".




Um pouco sobre a personalidade do casal mais lindo do mundo: Hazel Grace é um milagre do câncer. Graças ao Falanxifor, a doença não tem piorado – ela tem câncer desde os treze anos. Não tira seus olhos verdes dos livros, sempre tem um em sua cabeceira, entende Magritte e usa All Stars. 
Augustus Waters (<3) é alto, magro, de olhos azuis. É lindo e sabe disso. Seu olhar e andar são cheios de personalidade. É um grande adepto de metáforas, mesmo as que só ele entenda. Gosta de livros, música e games e coloca a felicidade acima de tudo.


Os diálogos do livro são irônicos,melancólicos, divertidos e emocionantes. Nessas 283 páginas eu acabei rindo alto, chorando e refletindo. Mesmo depois de ter acabado de ler, ainda penso na história.



Agora um pouco sobre o autor: John Green mora em Indianápolis, tem 35 anos e acredita nos adolescentes. Tem um canal no YouTube, onde fala com os nerdfighters sobre um pouco de tudo com seu irmão, Hank. Além de A Culpa é das Estrelas, já publicou outros livros como Quem é você, Alasca? e O Teorema Katherine.
A diagramação do livro é perfeita, o espaçamento, tamanho da letra e páginas amareladas (<3) fazem tudo ficar mais fácil de ler. O livro foi publicado pela editora Intrínseca, a mesma das séries Percy Jackson e  os Olimpianos (e derivados), Crepúsculo e Os Imortais.



Sim, eu que desenhei isso (com algumas ajudinhas). Sim, eu sei que os olhos da Hazel são verdes, mas na primeira vez que imaginei ela, eles eram castanho claros.

Vale a pena visitar o site do livro :)
Então, alguém aí já leu? Gostou?


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...