26 julho 2013

Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)


Halo leitores do blog falando nisso!
Bom eu vou diferenciar um pouco as resenhas aqui do blog. Eu vou fazer resenhas de livros um pouco mais conceituados, para deixar o blog mais chique, admirável... e também porque são os livros que eu leio e que eu tenho disponível. :)
Enfim, hoje eu vou falar de um livro surpreendente: O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
O livro apresenta uma hipotética sociedade futurística onde os seres humanos são criados em laboratórios para exercerem funções especificas na sociedade, e dependendo de sua criação ele é classificado em uma casta, sendo essa a composição social da sociedade (ex: alfa, beta, gama e assim vai) sem religião e com diferentes valores morais e éticos (ex: não existe família, e a palavra “mãe” é algo indecente de ser pronunciado!!). Suas crenças se baseiam no criador da idéia inicial desse novo processo (de uma simples "divisão" de cada parte desse "todo"): Henry Ford (SIM! O da linha de produção!).
Essa diferenciação social acontece por causa do processo de “bokanovskização” que basicamente é o conjunto de varias interrupções  no desenvolvimento do feto, detendo o seu crescimento normal, especificando a função dele.
A narrativa explica como funciona essa sociedade dando ênfase na historia desenvolvida pelos protagonistas Lenina Crowne (Beta-Mais e Vacinadora no Centro Incubação e Condicionamento), Bernard Marx (Alfa-Mais e Psicólogo) e John, o selvagem, que é o selvagem (que seria parecido com os índios atualmente) que vivia na reserva de selvagens com sua mãe Linda (valendo ressaltar que os selvagens tem a ética e moral parecida com a nossa sociedade) que era uma Beta-Menos que acabou engravidando em uma expedição a reserva por seu acompanhante Thomas (ou “Tomakin"), que é um Alfa e Diretor de Incubação e Condicionamento (D.I.C.) de Londres.
Sim! Sao muitas informações (E tem beeem mais do que apenas isso!). Mas a história e a linguagem em si são simples.
Eu devo confessar que o que mais me cativou no livro foi compreender como funcionava essa “nova sociedade” do que a história dos protagonistas em si, que eu classifico como uma história legal, mas normal.
Outra coisa que eu gostei muito na obra é que nosso selvagem, o John, faz diversas vezes menções a obras de Shakespeare (dentre as citações estao as obras: Macbeth, Romeu e Julieta, Rei Lear, Sonho de uma Noite de Verão, Hamlet, Otelo e Medida por Medida).   ^.^
Até o titulo do próprio livro vem de uma fala de Miranda, personagem da peca  A Tempestade de Shakspeare (Ato V, cena I):

Oh wonder!
How many goodly creatures are there here!
 How beauteous mankind is!
Oh brave new world,
 That has such people in't.”

"Oh maravilha!
Como há aqui seres encantadores!
Como é bela humanidade,
 Oh admirável mundo novo,
Que encerra tais criaturas!"

Na obra também existem menções a outras personalidades como Karl Marx, Thomas Malthus, Ivan Petrovich Pavlov, H.G. Wells e Sigmund Freud.
Aldous Leonard Huxley foi um escritor do Condado de Surrey, na inglaterra. Sua fama proveniu inicialmente da sua novela “Crome Yellow” (além de ele pertencer a uma linhagem de intelectuais reconhecidos). Antes da Segunda Guerra, Aldous escreveu “O Admirável Mundo Novo” onde “denuncia os aspectos do progresso científico e material".
Para a resenha nao ficar muito grande (o que já está hahaha) eu diminui a biografia do autor.
Bom, está ai um livro antigo que vale a pena ler. Esse com certeza vai para a minha estante de favoritos. ^.^

Bjs, 

Um comentário :

  1. Adorei o texto !!! Muito bem escrito.Me fez se interessar muito pela obra

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...